Projeto de segurança, o calo das seções escoteiras no CPA

09/06/2011 17:48

Projeto, segundo o Aurélio, é a idéia que se forma de executar ou realizar algo no futuro; plano, intento, desígnio. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema: projeto administrativo, projeto de atividade, projeto de segurança.

Tudo que planejamos fazer, antes desenvolvemos um projeto. Em Algumas atividades esse projeto é automático, com atravessar a rua, por exemplo. Uma atividade simples, no entanto uma serie de ações são tomadas: Olhar para os lados, calcular o espaço entre as margens da rua, tomar a decisão, executar, chegar tranqüilo do outro lado, sucesso na avaliação. Vamos para o próximo objetivo.

Atravessar a rua. Uma ação simples que nosso cérebro já condicionou as ações a serem tomadas. Um acampamento: Já participei de mais de uma dezena, já coordenei outros tantos, será que posso improvisar? Será que as ações estão condicionadas? Com certeza não posso improvisar, nem as ações estão condicionadas.

Vejamos: estamos acampando com jovens, pessoas de pensamentos e atitudes diferentes; o local, por mais conhecido, sempre pode apresentar uma mudança; transporte, alimentação, jogos, atividades, equipamentos, clima, datas e horários, objetivos, custos. Segurança. Tudo tem que ser considerado, avaliado, discutido e sincronizado.

Como vimos, uma atividade escoteira tem uma serie de ações e decisões que somente após detalhadas, coordenadas e decididas podemos executar. No projeto de atividade temos o condicionamento das ações que coordenarão a ação.

Por estas razões que o projeto de atividade tem que ser bem definido: O objetivo; o local com mapa explicativo; datas e horários; definido quem é o responsável pela atividade; relação dos participantes com numero de documento e dados para contato; segurança e o responsável pela segurança; programação das atividades; custos definidos; e quem esta propondo e quem esta aprovando.

Planejaremos nossos projetos de atividades - atividades de sucesso - com atividades atraentes, variadas e seguras.

Chefe Nery

Diretor Administrativo

 

 

 

 

 

 

Voltar

Pesquisar no site

Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo CPA - 77 - Região Paraná | Praça Elias Abdo Bittar - Avenida dos Estados - Água Verde - Curitiba - Paraná © 2011 Todos os direitos reservados.