“ O Chefe Escoteiro guia o jovem com o espírito de um irmão mais velho.”

31/08/2011 18:23

Artigo baseado no “Guia do Chefe Escoteiro por BADEN-POWELL”

 “ O Chefe Escoteiro guia o jovem com o espírito de um irmão mais velho.”

O CHEFE ESCOTEIRO

Como estímulo aos Chefes e aos candidatos a Chefes Escoteiros NOSSO FUNDADOR DISSE QUE, para conseguir bons resultados na chefia, a gente não precisa ser um “super-homem” ou um Dr. Sabe-tudo. E sim, é preciso ser, simplesmente, um adulto-criança, com as seguintes habilidades:

  • 1º - Deverá ter a mentalidade jovial e, como primeiro passo, ser capaz de se colocar num nível adequado aos jovens. 
  • 2º - Deverá compreender as necessidades, aspirações e desejos correspondentes às diversas idades dos jovens.
  • 3º - Deverá ocupar-se de cada um individualmente em vez do conjunto.
  • 4º - Ele,finalmente, deverá criar um espírito de grupo entre os indivíduos.

Breve comentário de cada habilidade:

  • 1º - O Chefe Escoteiro não deve agir nem como mestre-escola, nem como comandante militar, nem como líder religioso, nem como instrutor. A única coisa necessária é a aptidão para gozar a vida ao ar livre, para participar das ambições da juventude e para encontrar outras pessoas que dêem a necessária orientação e instrução. Ele precisa procurar substituir o “irmão mais velho”, isto é, ver as coisas pelo mesmo prisma que os jovens e conduzi-los e guiá-los entusiasticamente pelo caminho adequado. Como irmão mais velho, ele deverá interpretar as tradições da Família Escoteira e fazê-las respeitar.
  • 2º - São diversos livros que abrangem as fases sucessivas da adolescência.
  • 3º - a tarefa do Chefe Escoteiro consiste em explorar o íntimo de cada jovem, descobrir sua personalidade para então encontrar e desenvolver o que é bom, deixando o ruim de lado. 
  • 4º - O Sistema de Patrulhas exprime coletivamente o treinamento individual e permite a aplicação prática do que o jovem aprendeu. Esse sistema, se bem empregado, tem grande valor no desenvolvimento do caráter, pois Ela leva cada um a notar que tem uma parcela individual de responsabilidade, pelos resultados de sua patrulha.

O DEVER DO CHEFE:

O SUCESSO NO TREINAMENTO DO JOVEM DEPENDE, EM GRANDE PARTE, DO PRÓPRIO EXEMPLO PESSOAL DO Chefe.

O jovem facilmente vê no chefe o seu herói, bem como o irmão mais velho. Mas cuidado caro chefe, os jovens são bastante perspicazes para perceberem e notarem os mínimos detalhes de seu caráter, quer sejam eles qualidades e virtudes, quer sejam vícios e defeitos.

FIDELIDADE AO MOVIMENTO:

O Chefe deve lembrar-se que, além do dever para com os jovens, ele tem também dever para com o Movimento, como entidade coletiva. Cada um tem demarcada a sua esfera de atribuições e quanto mais se devotarem a ela, melhor os escoteiros lhe corresponderão. 

UMA RECOMPENSA AO CHEFE:

A satisfação que resulta de cada um ter tentado cumprir abnegadamente seu dever e ter desenvolvido o caráter nos jovens, o que lhes dará uma personalidade diferente para a vida toda, é uma recompensa tão grande que, absolutamente, não pode ser descrita. Esta é a maior recompensa da dedicação do Chefe aos jovens e Movimento.

 

Gentil Girardi

Diretor Técnico 

Voltar

Pesquisar no site

Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo CPA - 77 - Região Paraná | Praça Elias Abdo Bittar - Avenida dos Estados - Água Verde - Curitiba - Paraná © 2011 Todos os direitos reservados.