Diretoria

“ O Chefe Escoteiro guia o jovem com o espírito de um irmão mais velho.”

31/08/2011 18:23

Artigo baseado no “Guia do Chefe Escoteiro por BADEN-POWELL”

 “ O Chefe Escoteiro guia o jovem com o espírito de um irmão mais velho.”

O CHEFE ESCOTEIRO

Como estímulo aos Chefes e aos candidatos a Chefes Escoteiros NOSSO FUNDADOR DISSE QUE, para conseguir bons resultados na chefia, a gente não precisa ser um “super-homem” ou um Dr. Sabe-tudo. E sim, é preciso ser, simplesmente, um adulto-criança, com as seguintes habilidades:

  • 1º - Deverá ter a mentalidade jovial e, como primeiro passo, ser capaz de se colocar num nível adequado aos jovens. 
  • 2º - Deverá compreender as necessidades, aspirações e desejos correspondentes às diversas idades dos jovens.
  • 3º - Deverá ocupar-se de cada um individualmente em vez do conjunto.
  • 4º - Ele,finalmente, deverá criar um espírito de grupo entre os indivíduos.

Breve comentário de cada habilidade:

  • 1º - O Chefe Escoteiro não deve agir nem como mestre-escola, nem como comandante militar, nem como líder religioso, nem como instrutor. A única coisa necessária é a aptidão para gozar a vida ao ar livre, para participar das ambições da juventude e para encontrar outras pessoas que dêem a necessária orientação e instrução. Ele precisa procurar substituir o “irmão mais velho”, isto é, ver as coisas pelo mesmo prisma que os jovens e conduzi-los e guiá-los entusiasticamente pelo caminho adequado. Como irmão mais velho, ele deverá interpretar as tradições da Família Escoteira e fazê-las respeitar.
  • 2º - São diversos livros que abrangem as fases sucessivas da adolescência.
  • 3º - a tarefa do Chefe Escoteiro consiste em explorar o íntimo de cada jovem, descobrir sua personalidade para então encontrar e desenvolver o que é bom, deixando o ruim de lado. 
  • 4º - O Sistema de Patrulhas exprime coletivamente o treinamento individual e permite a aplicação prática do que o jovem aprendeu. Esse sistema, se bem empregado, tem grande valor no desenvolvimento do caráter, pois Ela leva cada um a notar que tem uma parcela individual de responsabilidade, pelos resultados de sua patrulha.

O DEVER DO CHEFE:

O SUCESSO NO TREINAMENTO DO JOVEM DEPENDE, EM GRANDE PARTE, DO PRÓPRIO EXEMPLO PESSOAL DO Chefe.

O jovem facilmente vê no chefe o seu herói, bem como o irmão mais velho. Mas cuidado caro chefe, os jovens são bastante perspicazes para perceberem e notarem os mínimos detalhes de seu caráter, quer sejam eles qualidades e virtudes, quer sejam vícios e defeitos.

FIDELIDADE AO MOVIMENTO:

O Chefe deve lembrar-se que, além do dever para com os jovens, ele tem também dever para com o Movimento, como entidade coletiva. Cada um tem demarcada a sua esfera de atribuições e quanto mais se devotarem a ela, melhor os escoteiros lhe corresponderão. 

UMA RECOMPENSA AO CHEFE:

A satisfação que resulta de cada um ter tentado cumprir abnegadamente seu dever e ter desenvolvido o caráter nos jovens, o que lhes dará uma personalidade diferente para a vida toda, é uma recompensa tão grande que, absolutamente, não pode ser descrita. Esta é a maior recompensa da dedicação do Chefe aos jovens e Movimento.

 

Gentil Girardi

Diretor Técnico 

>>

Pode dizer que escotismo é caretice, quero mais é acampar!

30/06/2011 11:46

Devo admitir, já fiz parte das pessoas que já caçoaram um escoteiro.

Isso só soma para dizer o quanto eu devo ao movimento além dos ótimos momentos e os verdadeiros aprendizados que tive na minha vida. 

Digo com orgulho que faço parte de um grupo escoteiro, já com os ouvidos preparados para as piadinhas 'novas' que dizem. Tive uma experiência recente onde numa conversa descontraida soltei o comentário, na roda de conversa a expressão foi de um certo espanto, mas logo alguém assumiu a postura de piadista e já rindo tentava lembrar de algo que ouviu sobre escoteiros e o restante foi na onda e assim que a piada foi feita outra pessoa emendava outra piada e lá se foram mais risadas. Me veio o pensamento de que nessas horas vejo o mal que fiz, julgar algo que não tinha idéia, principalmente pela importância que isso tem na vida de uma pessoa.
Após isso, a conversa seguiu, mudou de assunto e todos esqueceram, menos eu. Outro dia encontrei um dos integrantes dessa roda de conversa e ele veio me dizer que não tinha comentado, mas já tinha sido de um grupo escoteiro em sua cidade natal e contou algumas histórias. Outro pensamento me veio, um mais triste que o anterior, como alguém que tem o conhecimento, e pelas historias contadas, uma vivência grande se esconde e ri de algo que ele fez parte?
 
Mas nem tudo é ruim e não é raro ouvir de outra pessoa um "nossa, já fui num grupo quando era menor!". Nessas conversas conheci varias pessoas e até ganhei um lenço de inauguração de um grupo!

Então sempre que possivel tento mostrar o que há de bom no movimento escoteiro, conto histórias que vivenciei e as que não também! Quem sabe assim o bicho do escotismo não morde alguém e traz pro movimento, assim como foi feito comigo.
Como eu disse, eu tirava sarro, mas aos poucos a curiosidade foi aumentando a ponto de eu ter que ver pessoalmente como funcionava... E desde então não consegui mais sair.

Os culpados: Fernando Scaff Moura (Hanntaro) e Guilherme Jacotenski (Keda), ambos seniores na época e agora são chefes escoteiros.

 

Chefe Rodrigo Langovski - Frajola
Diretor de Marketing

 

>>

Projeto de segurança, o calo das seções escoteiras no CPA

09/06/2011 17:48

Projeto, segundo o Aurélio, é a idéia que se forma de executar ou realizar algo no futuro; plano, intento, desígnio. Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema: projeto administrativo, projeto de atividade, projeto de segurança.

Tudo que planejamos fazer, antes desenvolvemos um projeto. Em Algumas atividades esse projeto é automático, com atravessar a rua, por exemplo. Uma atividade simples, no entanto uma serie de ações são tomadas: Olhar para os lados, calcular o espaço entre as margens da rua, tomar a decisão, executar, chegar tranqüilo do outro lado, sucesso na avaliação. Vamos para o próximo objetivo.

Atravessar a rua. Uma ação simples que nosso cérebro já condicionou as ações a serem tomadas. Um acampamento: Já participei de mais de uma dezena, já coordenei outros tantos, será que posso improvisar? Será que as ações estão condicionadas? Com certeza não posso improvisar, nem as ações estão condicionadas.

Vejamos: estamos acampando com jovens, pessoas de pensamentos e atitudes diferentes; o local, por mais conhecido, sempre pode apresentar uma mudança; transporte, alimentação, jogos, atividades, equipamentos, clima, datas e horários, objetivos, custos. Segurança. Tudo tem que ser considerado, avaliado, discutido e sincronizado.

Como vimos, uma atividade escoteira tem uma serie de ações e decisões que somente após detalhadas, coordenadas e decididas podemos executar. No projeto de atividade temos o condicionamento das ações que coordenarão a ação.

Por estas razões que o projeto de atividade tem que ser bem definido: O objetivo; o local com mapa explicativo; datas e horários; definido quem é o responsável pela atividade; relação dos participantes com numero de documento e dados para contato; segurança e o responsável pela segurança; programação das atividades; custos definidos; e quem esta propondo e quem esta aprovando.

Planejaremos nossos projetos de atividades - atividades de sucesso - com atividades atraentes, variadas e seguras.

Chefe Nery

Diretor Administrativo

 

 

 

 

 

 

>>

O CPA e a Internet

19/05/2011 16:54

O mundo está cada vez mais conectado, hoje a informação flui muito rapidamente devido a internet e tudo que gira a sua volta.

A tecnologia veio para ajudar as pessoas a se comunicar e  aproximar-se mais, pois quebrou barreiras, distâncias e foi responsável por grandes  mudanças estruturais no mundo, basta ver os movimentos que começam através dos sites informativos, de relacionamento entre outros.

O Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araujo – CPA, não poderia ficar de fora dessa tecnologia. Graças ao empenho da Diretoria de Marketing e o apoio de todos os chefes que aprovaram o projeto no Indaba 2011, estamos lançando nosso site, que tem como objetivo divulgar nossos trabalhos dentro do Grupo, nossas notícias, nossas curiosidades...enfim mostrar ao mundo o que faz o Grupo Carlos Pereira de Araujo e com isso atrair novos jovens, chefes etc...

A equipe que alimenta o site será simplesmente facilitadora, pois o dinamismo dele se dará através das noticias, informações enviadas pelas seções do Grupo, por isso somos todos responsáveis pelo sucesso deste meio de comunicação, tornando-o atrativo aos visitantes.

Aproveitamos para parabenizar a equipe responsável pela implantação dessa nova ferramenta de comunicação pois demonstraram-se dedicados e abraçaram a causa.

 

Geraldo Agostinho Jory
Diretor Presidente 2011 -2012 

>>

Pesquisar no site

Grupo Escoteiro Carlos Pereira de Araújo CPA - 77 - Região Paraná | Praça Elias Abdo Bittar - Avenida dos Estados - Água Verde - Curitiba - Paraná © 2011 Todos os direitos reservados.